Polytron_SE_Ex_2

Detecção de Gases –  Há muitas aplicações diferentes para detecção de gases inflamáveis, tóxicos e oxigênio. Os processos industriais envolvem cada vez mais a utilização e fabricação de substâncias altamente perigosas, particularmente tóxicos e gases combustíveis.

Inevitavelmente vazamentos de gás ocorrem, o que cria um risco potencial para a planta industrial, seus funcionários e as pessoas que vivem nas proximidades. Incidentes em todo o mundo envolvendo asfixia, explosões e perda de vida são lembretes constantes deste problema.

Na maioria das indústrias, uma das peças-chave do plano de segurança para reduzir os riscos para o pessoal e para as plantas industriais são o uso de dispositivos de alerta precoce, tais como detectores de gás. Isso pode ajudar a dar mais tempo para tomar ações corretivas ou protetoras. Eles também podem ser usados como parte de um controle total integrado e sistema de segurança para uma instalação industrial.

Detecção de gases e a Indústria de Petróleo e Gás

A indústria de petróleo e gás abrange um grande número de atividades, da exploração em offshore e produção de petróleo e gás até o seu armazenamento, transporte e refino. As grandes quantidades de gases hidrocarbonetos envolvidos – altamente inflamáveis – são um sério risco a explosão, além disso, gases tóxicos como sulfeto de hidrogênio são muitas vezes presentes.

Aplicações típicas: Exploração de perfuração; Plataformas de produção terrestres de petróleo e terminais de gás; Refinarias.

Gases Típicos: Inflamáveis – gases de hidrocarboneto; Tóxicos – sulfeto de hidrogênio, monóxido de carbono.

Detecção de gases e a Indústria Química

Provavelmente um dos maiores usuários de equipamentos de detecção de gás são as fábricas de produtos químicos. Frequentemente usam uma grande variedade de gases inflamáveis e tóxicos, tanto nos seus processos fabris ou como subprodutos de seus processos.

Aplicações típicas: O armazenamento de matérias-primas; As áreas de processo; Laboratórios; Linhas de bomba; Áreas de carga/descarga.

Gases Típicos: Inflamáveis – gases de hidrocarboneto; Tóxicos – sulfeto de hidrogênio, fluoreto de hidrogênio, amônia e diversos outros.

Detecção de gases e as Usinas de Energia

Tradicionalmente o carvão e o petróleo têm sido utilizados como o principal combustível para usinas de energia. Mais na Europa e nos EUA estão sendo convertidas para gás natural.

Aplicações típicas: Em torno da tubulação da caldeira e queimadores; Em torno de pacotes de turbinas; Em silos de carvão e correias transportadoras.

Gases Típicos: Inflamáveis – Gás natural, hidrogênio; Tóxicos – Monóxido de Carbono, SOx, NOx e deficiência de Oxigênio.

Redação: Pâmela Cintra

________________________________________________________________________________

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters/Youtube

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e detectores portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br