A Enesens, atual fornecedora de Detectores de Gás da COMGÁS (Companhia de Gás de São Paulo ), iniciou essa relação com a companhia em 2013 com um trabalho de consultoria relativa à adequação dos equipamentos de detecção de gases portáteis para o ingresso em espaços confinados, cumprindo o estabelecido na NR33  (Norma Regulamentadora da Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaço Confinado) e contendo todas as aprovações e certificações dos Standards Internacionais.

A partir do preceito de segurança sistêmica, do alto nível de exigência com segurança nas operações da Comgás, e de acordo com a proteção exigida por lei para ambientes de espaços confinados, foram avaliados 16 diferentes fabricantes de equipamentos de detecção de gás portáteis do mercado e então apresentada a solução mais adequada.

xam250

Alexandre Sá, Diretor Técnico/Comercial da Enesens, ressalta os benefícios agregados ao serviço prestado: “Fizemos um trabalho especifico e minucioso até chegarmos a melhor solução para Comgás. Anteriormente, eram utilizados 02 equipamentos, um equipamento portátil multigás para liberação dos espaços confinados e outro equipamento portátil para o comissionamento das linhas de distribuição, hoje essas funções são realizadas apenas com um detector de gás, reduzindo o investimento em equipamentos. Outra vantagem é a economia de processos pela otimização do tempo operacional do uso dos equipamentos e, claro, sempre atendendo a 100% das exigências da legislação vigente, NR33, e portaria 183 do Inmetro”.

Toda a consultoria foi fundamentada pelos Órgãos Internacionais: ATEX (94/9/EC e 99/92/EC), OSHA (Occupational Safety and Health Administration) e UL 2075 (Underwriters Laboratories). No âmbito nacional, fundamentada na NR33, principalmente nos incisos:

33.3.2 item h – “monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados nas áreas onde os trabalhadores autorizados estiverem desempenhando as suas tarefas, para verificar se as condições de acesso e permanência são seguras (C 133014-4/I3/S)”.

33.3.2 item k – “utilizar equipamento de leitura direta, intrinsecamente seguro (Zona Zero) provido de alarme, calibrado e protegido contra emissões eletromagnéticas ou interferências de rádio e frequência (C 133017-9/I3/S)”.

33.3.2.2 – Em áreas classificadas os equipamentos devem estar certificados ou possuir documento contemplado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – INMETRO.

BENEFÍCIOS AO CLIENTE

Após prestação do serviço de Consultoria realizada pela Enesens, a Comgás obteve diversos benefícios, dentre eles:

  • Redução de investimento: com a consultoria, o novo equipamento homologado pode substituir 02 equipamentos anteriores, sendo capaz de realizar todas as funções necessárias;
  • Conformidade legal: a Comgas está 100% de acordo com as exigências legais vigentes na NR33, não acarretando multas e autuações por parte dos órgãos reguladores;
  • Economia de Processos: com o uso do equipamento homologado houve uma otimização do tempo operacional no uso dos equipamentos, o que acarreta também na redução nos custos de operação;
  • Segurança do trabalhador: com o uso dos equipamentos adequados ás suas áreas de atuação, pode-se garantir a segurança de seus trabalhadores e de todos envolvidos no processo.

________________________________________________________________________________

Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens.

Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters/Youtube

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br