Trabalhando em áreas com gases inflamáveis, vapores ou materiais explosivos, a detecção de incêndio e fogo se faz necessária como uma medida para salvar vidas. As melhores soluções devem combinar tecnologias com durabilidade resistente e estarem prontas para trabalharem de forma confiável em qualquer situação.
Um detector de chama é um tipo de dispositivo que utiliza sensores ópticos a fim de detectar calor em forma de chamas. São utilizados, principalmente, em postos de hidrogênio com intuito de evitar que ocorram incêndios.
Vejam as principais tecnologias dos detectores de chama disponíveis no mercado:
- Detectores de raios ultravioletas (UV);
- Detectores infravermelhos (IR);
- Combinação de Raio Ultravioleta com Infravermelho;
- Combinação de 02 sensores Infravermelhos;
- Combinação de 03 sensores Infravermelhos;
Os detectores de raios ultravioletas possuem capacidade de detecção muito rápida, de três a quatro milésimos de segundos. A partir de uma pequena chama que tenha sido inflamada, um detector UV já pode distingui-la. Embora sejam incrivelmente precisos, esses detectores podem ser enganados pela luz solar, radiação, soldagem a arco e relâmpagos.
Os detectores de chamas por tecnologia infravermelha, quando ocorre vazamento de um gás quente, imediatamente acionam uma câmera térmica que capta a presença deste gás. Na ocasião, outras fontes de gás quente que estejam perto de um detector de chamas infravermelho podem provocar um alarme falso por parte do detector.
Os modelos de detectores UV / IR utilizam uma combinação das tecnologias ultravioleta e infravermelha para detectar o calor, coletando informações a partir de uma perspectiva de ambas as tecnologias. Quando essas duas tecnologias trabalham em conjunto, os falsos alarmes são muitas vezes minimizados. Da mesma forma, um detector de chama IR / IR detecta chamas dentro de duas frequências infravermelhas. Assim, são capazes de eliminar os alarmes falsos.
Sendo ainda mais precisos, os detectores de IR / IR / IR utilizam três diferentes frequências de infravermelhos para captar uma chama. Uma vez que o dispositivo funciona comparando três faixas de comprimento de onda, é quase impossível para este tipo de instrumento detectar outra coisa, senão uma chama perigosa ou incêndio.
DETECTOR DE CHAMA SHARPEYE
Os detectores SharpEye são modelos com ótimo custo benefício. Projetados para todos os tipos de fogo, e com sua capacidade de analisar espectros, dá a eles um alto nível de confiabilidade. A tecnologia óptica permite que detecte a radiação dispersada pelas chamas e subprodutos da combustão, podendo usar um ou vários sensores, em UV, em IR ou uma combinação dos dois. Combina até três sensores de infravermelho para a detecção de fogo de hidrocarboneto a uma distância de 65 metros com alta imunidade contra alarmes falsos.
Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens.
Sobre a Enesens
A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.
Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br.