Quando falamos em explosões causadas por gases, às vezes não nos damos conta que outros fatores estão atrelados a esse fenômeno. Por isso, essa matéria tem como finalidade abordar as condições necessárias para uma combustão completa (triângulo de fogo), elencar as diversas fontes de ignição e como se prevenir das explosões.
Triângulo de Fogo: Para que ocorra a combustão de um gás são necessárias três condições, conhecida como o triângulo de fogo:
- A presença de gás inflamável em quantidade suficiente;
- A presença de ar (oxigênio) em quantidade suficiente;
- A presença de uma fonte de ignição
A mistura gás + oxigênio possui dois limites: o L.I.I – Limite inferior de inflamabilidade, o ponto onde existe a mínima concentração da mistura para que ocorra uma explosão e o L.S.I – Limite Superior de Inflamabilidade, o ponto máximo onde ainda existe uma concentração da mistura capaz de explodir. E dentre esses limites temos a Zona Explosiva.
Mas para que a combustão inicie, além da quantidade ideal de gás e oxigênio, é necessária uma fonte de ignição, assim completando o triangulo de fogo. As principais fontes de ignição podem ser de origem Elétrica, Eletrônica, Mecânica e Eletrostática. Vamos a alguns exemplos:
De origem elétrica
- Fiações abertas; Painéis (contatores, fusíveis); Tomadas, Contatores, Botoeiras
De origem eletrônica
- Sensores; Transmissores
De origem mecânica
- Esteiras, elevadores de canecas; Moinhos, separadores
De origem eletrostática
- Por fricção, rolamento; Por transporte e transferência de líquidos inflamáveis
Como se prevenir: o profissional que lida com áreas classificadas deve sempre procurar a eliminação ou a redução do risco a níveis aceitáveis, o que pode ser feito da seguinte maneira:
- Por meio de uma instalação adequada aos riscos, instalando equipamentos Ex (a prova de explosão) certificados. Lembrando que se devem tomar alguns cuidados aos adquirir equipamentos para essas áreas de riscos, pois eles mesmos podem ser uma fonte de ignição eletrônica.
- Leia a matéria 10 dicas sobre como escolher um detector de gás fixo
- Leia a matéria 10 dicas para se adquirir um detector de gás portátil
- Por meio de um trabalho de prevenção, evitando a formação ou existência de atmosferas explosivas, modificando a concentração da substância explosiva ou do oxigênio;
- Por meio de um trabalho de proteção, limitando os efeitos da explosão a um nível aceitável.
Sobre a Enesens
A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.
Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br