Desclassificação de Áreas
Com intuito de mitigar os riscos, reduzir os valores dos prêmios de seguros e minimizar custos com equipamentos e instalações EX (à prova de explosão), a ENESENS oferece o serviço de desclassificação de áreas previamente classificadas por empresas especialistas no ramo, como a pioneira Project Explo.
O QUE SÃO ÁREAS CLASSIFICADAS?
-
Zona 0: É um local em que a atmosfera explosiva está presente de modo permanente, por longos períodos ou ainda frequentemente, sendo gerada normalmente por fonte de risco de grau contínuo.
-
Zona 1: É o local onde a atmosfera explosiva está presente em forma ocasional e em condições normais de operação, sendo normalmente gerada por fontes de risco de grau primário.
-
Zona 2: É o local onde a atmosfera explosiva está presente somente em condições anormais de operação e persiste somente por curtos períodos de tempo, sendo gerada normalmente por fontes de risco de grau secundário.
Embasadas nas normas ABNT NBR IEC 60079-10-2:2013, NR10 e NR20, as áreas são classificadas em Zonas de acordo com a ocorrência de Atmosfera Explosiva. Fonte: Manual de Bolso de Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas.
COMO FAZER A DESCLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS?
- Implantação de sistemas de detecção de gás como:
- Sistemas fixos de detecção de gás para proteção do patrimônio
- Sistemas fixos de detecção de gás monitorados por meio da telemetria para proteção do patrimônio
-
Detectores Portáteis de detecção de gás para proteção do trabalhador
-
Alteração de Layout
- Adequação de equipamentos
- Implantação ou readequação do Sistema de Ventilação
- Implantação ou readequação em Sistemas Elétricos
- Certificações
Realizamos um estudo para desclassificação através de visita técnica, cálculos de engenharia e, sempre, baseando-se nas normas NRs, ABNT e internacionais. Como resultado desse estudo, apresentamos a melhor solução para a desclassificação, dentre elas:
Entre em contato com a equipe
Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato com você o mais breve possível.
Fale com um de nossos especialistas!
Clique no botão ao lado e fale diretamente conosco pelo WhatsApp.