Saiba como reduzir os riscos em sua atividade industrial com a implantação de sistemas de detecção de vazamentos. Cumpra com as exigências legais, NR36, de sua indústria e garanta saúde e segurança para seus trabalhadores.
A NR36 possui como principal objetivo proteger os trabalhadores contra os riscos presentes nas atividades desenvolvidas pelas indústrias de abate, processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano. Com foco na saúde e segurança ocupacional, é referência para frigoríficos, indústrias alimentícias e de bebidas, contemplando, entre outros processos, seus sistemas de refrigeração.
Nesta matéria, com o objetivo de oferecer soluções eficazes, capazes de reduzir esses riscos e garantir maior segurança, saúde e qualidade de vida aos profissionais de sua indústria, abordaremos sobre como reduzir os vazamentos de gases em seus processos produtivos, com foco na NR 36. Abaixo segue algumas informações relevantes sobre o tema:
NR36 e os principais gases a serem monitorados: a norma trata do CO2, muitas vezes utilizado como anestésico em animais que vão para o abate, e de agentes químicos, principalmente a amônia, utilizada por mais de um século como gás de refrigeração, com grandes vantagens por ser 100% natural, atender a quase todos os requisitos normativos e não apresentar potencial de aquecimento global ou efeito sobre a camada de ozônio.
Principais riscos envolvidos: intoxicação ou explosão em função do vazamento da amônia, gás liquefeito extemamente tóxico e inflamável quando em concentrações elevadas. Rápido sufocamento e asfixia pelo excesso de CO2 no ambiente.
Formas mais frequentes de vazamentos da amônia: abastecimento inadequado dos vasos; falhas nas válvulas de alívio; danos provocados por impacto externo por equipamentos móveis; corrosão externa, mais rápida em condições de grande calor e umidade; rachaduras internas de vasos nos pontos de solda; aprisionamento de líquido nas tubulações, e entre válvulas de fechamento; excesso de líquido no compressor.
Neste contexto, é importante observar que mesmo os sistemas mais bem projetados podem apresentar vazamentos de amônia e outros gases, muitas vezes provenientes do desgaste natural dos equipamentos. Assim, antes de focar todas as suas ações para prevenir a existência de vazamentos, é importante que você conheça os pontos mais críticos de seu processo, muitos deles já mencionados acima, projetando eficientes sistemas para detecção e redução dos possíveis vazamentos da amônia e para monitoramento da concentração de CO2.
Após detectar as áreas críticas, você deve monitorar a presença dos gases e detectar a presença de vazamentos a partir das quantidades permitidas de cada gás por ppm, além de criar procedimentos para o reparo e acompanhamento de todo processo, reduzindo assim, de forma efetiva, os riscos e ocorrências dos vazamentos, intoxicações e explosões em sua indústria.
Para tanto, recomendamos que você realize um projeto específico para tal fim, que envolve a aquisição de detectores de gás fixos para as áreas críticas, de detectores de gás portáteis para acompanhar os trabalhadores, de sistema de monitoramento, entre outras soluções como os serviços voltados para a calibração e manutenção dos detectores.
Alguns itens da NR36 relevantes para o tema em questão:
- Item 36.7 que aborda sobre máquinas: adoção de medidas de controles para proteger os trabalhadores da emissão ou liberação de agentes físicos ou químicos pelas máquinas e equipamentos.
- Item 36.9.2 que aborda sobre as condições ambientais de trabalho: controle do ar nos ambientes artificialmente climatizados, observando-se como indicador de renovação de ar interno a concentração de dióxido de carbono (CO2).
- Item 36.9.3 que aborda sobre os agentes químicos, especialmente a amônia: implantação de mecanismos para a detecção precoce de vazamentos nos pontos críticos, acoplados a sistema de alarme; instalação de painel de controle do sistema de refrigeração; manutenção de saídas de emergência; manutenção das instalações elétricas à prova de explosão, próximas aos tanques.
Conteúdos relacionados. Conheça mais sobre:
- Projetos e Consultoria em Detecção
- Detecção 4.0 | Software de Monitoramento Remoto e-GAS
- Serviços de Calibração, Manutenção e Assistência Técnica
- Detectores Fixos e Portáteis de Gás
________________________________________________________________________________
Redigido por Pâmela Cintra – Marketing Enesens.
Para maiores informações siga nossas páginas no LinkedIn / Facebook / Newsletters/Youtube
Sobre a Enesens
A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.
Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br