Sendo a ENESENS uma empresa que tem como missão apresentar sempre a melhor solução para seus clientes, apresentamos a seguir uma analise comparativa entre dois sistemas de detecção fixa de gás disponíveis no mercado, o Sistema Pontual e o Sistema Rotativo, ambos com foco na integridade dos bens (segurança do patrimônio) e na integridade dos funcionários (segurança dos trabalhadores).

O Sistema Pontual de detecção atua da seguinte forma: é instalado um detector de gás em cada área a ser monitorada, e esse detector realiza a leitura dos gases no ambiente de forma continua, garantindo cobertura 100% do tempo. Em contrapartida temos o Sistema Rotativo de detecção, como o próprio nome indica, realiza a medição de forma rotativa, no qual ao invés de um detector em cada área são instalados sistemas de coleta que levam a amostra do ar para leitura e análise de apenas um detector de gás.

A desvantagem do sistema rotativo de detecção está no modo de leitura e análise dessa amostra. O detector as realiza separadamente, ou seja, uma amostra de gás de cada área por vez. É coletada uma amostra do gás de uma determinada área através do sistema de coleta, essa amostra chega ao detector que realiza a leitura e analise em aproximadamente 30 segundos. Então uma nova amostra, de uma nova área, é levada ao detector a qual se leva mais 30 segundos para analise e assim por diante, o que acarreta um monitoramento NÃO permanente.

Veja os esquemas abaixo como exemplo de monitoramento do gás amônia:

Sistema Pontual de Detecção – sistema composto por um detector fixo de gás instalado em cada área a ser monitorada, e todos eles conectados a uma central/controladora de monitoramento.

Sistema PontualFigura 01. Sistema Pontual para monitoramento de amônia


Sistema Rotativo de Detecção –
sistema composto por sistemas de coleta instalados em cada área a ser monitorada, todos ligados a apenas um detector fixo de gás, acoplado a uma bomba de sucção, e conectados a uma central/controladora de monitoramento.

Sistema Rotativo
Figura 02. Sistema Rotativo para monitoramento de amônia

Comparativo Técnico

Tempo de detecção: O Sistema Pontual executa a leitura das concentrações de gás de forma continua, monitorando permanentemente a área determinada através dos detectores instalados diretamente nas áreas com riscos de vazamentos. Já o Sistema Rotativo, por utilizar somente um detector e uma bomba de sucção atrelados aos sistemas de coleta, possui um tempo de leitura superior comparado ao Pontual. Isso se deve ao ciclo operacional do sistema, no qual o detector mensurará a amostra de gás de uma coleta por vez, e durante o período de tempo desse ciclo, as demais áreas ficam sem monitoramento, pondo em risco a segurança dos trabalhadores e ativos da empresa.

Exemplo prático: em um sistema com 11 (onze) pontos, cada uma demorando 30 segundos para ser avaliada, somente após 5 minutos a primeira área será monitorada novamente em um sistema rotativo de detecção.

Manutenção corretiva: O sistema rotativo por possuir elementos mecânicos de coleta, como as válvulas que abrem e fecham a cada ponto do sistema e as bombas mecânicas de sucção do ar, seu sistema possui uma durabilidade inferior comparado ao Sistema Pontual acarretando investimentos para reparo ou até a troca da solução.

A partir dos pontos citados acima, podemos concluir que o Sistema Pontual de detecção é mais assertivo e eficaz, pois seu sistema possui uma maior vida útil, menor investimento de manutenção, um menor tempo de resposta às leituras dos gases e, principalmente, por manter permanentemente monitorada as áreas determinadas.

Vale ressaltar que para obter sucesso nas atividades de monitoramento e detecção de vazamentos, antes de decidir qual sistema será implantado, é essencial o correto levantamento das áreas críticas e dos equipamentos/gases envolvidos em cada processo industrial para o posicionamento ideal dos detectores fixos. Assim, os detectores serão instalados nas áreas mais críticas e passíveis de vazamentos, realizando o monitoramento das concentrações de gases existentes, alertando a presença de gases acima dos limites estabelecidos, com alarmes e controles de emergência. (Leia o guia com 10 práticas para a escolha de um detector de gás fixo).

Sobre a Enesens

A Enesens é uma empresa especializada em soluções de monitoramento de gases e detecção de vazamentos, destinada à preservação de vidas, processos e ativos. A partir de um amplo conhecimento do setor e das principais tecnologias de detecção, comercializa detectores fixos e portáteis para todos os tipos de necessidades, com profissionais especializados na prestação de serviços como projetos, instalação, comissionamento e manutenção dos detectores, além de projetos customizados de desclassificação de áreas a partir da utilização adequada dos detectores de gases fixos.

Para receber informações mais detalhadas sobre a Enesens entre em contato em 11 4218-3288 ou acesse www.enesens.com.br.